sábado, 11 de dezembro de 2010

A INFÂNCIA E A PEDAGOGIA NA "SOCIEDADE DO TRABALHO"

Obs.:  Este mapa conceitual tem por objetivo demonstrar   A INFÂNCIA E A PEDAGOGIA NA "SOCIEDADE DO TRABALHO".

Breve resumo: A pedagogia como é conhecida atualmente (regras, disciplinas, conteúdos programáticos) é resultado de um novo olhar dos adultos em relação à criança. No entanto com o início da Revolução Industrial as crianças que eram destinadas à escola são recolocadas ao mundo do trabalho, excluindo a pedagogia da vida das crianças. Neste contexto a pedagogia é convocada a harmonizar: a escola com o trabalho na infância. Pensadores da época procuraram encontar algum ponto de união entre esses dois mundos tão diferentes, as reflexões dos principais pensadores da época são os seguintes:
  •  Durkheim: vê com olhos na medida em que assim estaria proporcionando uma maior diversificação profissional.
  • Dewey: ampliação na noção de trabalho de modo a reunir reflexão intelectual e atividade manual, mas restringindo a qualquer conotação econômica.
  • Gramsci: combinação de trabalho pago com educação intelectual.
  • Piaget: colocar as crianças em ação no entanto com a consciência de saber o que estão fazendo, escola ativa/pedagogia nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário